Como fazer um currículo para primeiro emprego 2018 [Modelo]

Olá, você precisa escrever um currículo para primeiro emprego?

Antes de mais deixa-me explicar algo. Um currículo para primeiro emprego, vulgarmente conhecido como um Curriculum Vitae, é uma alternativa para escrever um currículo para se candidatar a uma vaga de emprego. Um Curriculum Vitae é mais detalhado e mais por muito tempo. Um Curriculum Vitae muitas vezes contém mais informações sobre o seu historial académico.

Currículo para primeiro emprego

CVs são comummente usados ​​na academia, pesquisa e medicina. Eles também são usados ​​para quase todas as aplicações de trabalho. Os CVs variam dependendo do campo e da experiência, mas há um número de directrizes gerais de formato e estilo que se pode seguir ao criar um CV. Há também certas secções que a maioria das pessoas inclui em seus currículos. Aqui estão algumas dicas para formatar seu currículo e o que incluir.

Reveja essas dicas e use o exemplo de formato como um modelo para seu próprio CV.

Currículo para primeiro emprego: O que incluir ao formatá-lo

Nem todos os CVs parecem iguais. Você pode optar por incluir apenas algumas dessas secções, porque outras não se aplicam ao seu plano de fundo ou à sua indústria. Inclua o que parece apropriado para sua área de especialidade.

 

Informação de contacto

No topo do seu currículo, inclua seu nome e informações de contacto:

Nome

Endereço

Telefone Celular

 O email

Informações Pessoais Opcionais

Data de nascimento

Local de nascimento

Naturalidade

Nacionalidade

Género

Filiação

Estado civil

Nome do cônjuge

Número de Bilhete de Identidade

NUIT

 Habilitações Académicas

Aqui deve listar por ordem cronológica, os níveis académicos alcançados.

Isso pode incluir estudos secundários, de faculdade e pós-graduação. Incluir a escola frequentada, datas de estudo e grau recebido.

Dissertação: Inclua sua tese ou título de dissertação. Você também pode incluir uma ou duas sentenças breves no seu trabalho ou o nome do seu orientador.

 Habilitações Profissionais

Aqui deve listar por ordem cronológica, as formações direccionadas ao emprego específico, bem como certificações. 

Experiência Profissional

Já trabalhou em alguma empresa? Então liste aqui em ordem cronológica, os locais em que trabalhaste, não esquecendo de incluir detalhes de posição e datas.Lista de experiência de trabalho relevante, isso pode incluir trabalho não académico que você acha que vale a pena incluir. Inclua uma breve lista de seus deveres e ou realizações.

Habilidades Informáticas

Agora já virou moda, todo mundo já tem conhecimentos de informática na óptica de utilizador. Bem, isto não é problema, mas precisa aqui detalhar o que especificamente o que sabe fazer (descrever pacotes feitos). 

Proficiência Linguística

Liste as línguas, especificando para cada uma como você escreve, lê e fala.

Outras Habilidades

 Liste todas as habilidades relevantes que você ainda não mencionou. Isto pode incluir habilidades de linguagem, habilidades administrativas, etc.

Publicações e Apresentações

 Liste todas as publicações que você escreveu, co-escreveu ou contribuiu para. Inclua toda a informação bibliográfica necessária. Você também deve incluir quaisquer peças que você está trabalhando actualmente. Inclua os trabalhos apresentados em conferências e ou associações: liste o nome do trabalho, o nome da conferência e o local e a data.

Associações Profissionais

Liste todas as associações profissionais às quais você pertence. Se você é um membro da directoria da associação, liste o seu título.

Actividades Extracurriculares

Inclua qualquer trabalho voluntário ou de serviço que você tenha feito, bem como quaisquer clubes ou organizações às quais você pertenceu. Você também pode incluir qualquer estudo no exterior experiências aqui se você ainda não os mencionou.

Dicas rápidas ao formatar o Curriculum Vitae

A maioria dos Curriculum Vitae têm pelo menos duas páginas e muitas vezes muito mais. Tenha atenção nas três (3) dicas: font e tamanho, formato, precisão.

Font e tamanho

Não use fontes ornamentadas que são difíceis de ler. Aconselho a escolher entre as fontes Times New Roman, Arial, Calibri, ou uma fonte semelhante é o melhor.

Seu tamanho de fonte deve estar entre 10 e 12 pontos, embora seu nome e os cabeçalhos de secção podem ser um pouco maiores ou em negrito.

Formato

No entanto se você decide organizar as secções de seu CV, não se esqueça de manter uniforme cada secção. Por exemplo, se você colocar o nome de uma organização em itálico, cada nome da organização deve estar em itálico.

Mantenha seu Currículo para primeiro emprego organizado e fácil de ler.

Precisão

Certifique-se de editar o seu CV antes de enviá-lo. Verifique a ortografia, gramática, tempos, nomes de empresas e pessoas, etc. Tenha um amigo para apreciar e lhe aconselhar sobre o seu CV se possível.

Valeu, espero que tenha gostado. Deixe suas dicas.

(Visited 50 times, 1 visits today)

One Reply to “Como fazer um currículo para primeiro emprego 2018 [Modelo]”

  1. Muito obrigado pela ajuda neste assunto sobre CVs. Na verdade já vinha desde a muito tempo princisando de uma explicação clara bem simples com essa na produção de CV, há muita muita coisa que se pode comentar deste assunto uma vez que já apreciei muitos currículos diferentes na sua elaboracao, sua estrutura e outros detalhes por aí.
    Na formação que ainda estou tendo agora do grau superior isso na minha Universidade,no segundo semestre quando tivemos a cadeira de Telp (Técnicas de Expressão em língua portuguesa ) quando falávamos de Acta, Relatório e Convocatório, meu docente chamou nos muita atenção na elaboração dos mesmo documentos que no final de tudo falou um pouco sobre assunto “CVs” tendo, tocado nessa abordagem sobre os erros que cometemos na produção de CV que , as vezes parencendo brincadeira nao prestamos atenção ao dizermos quanto a nossa prestação de serviço a disponibilidade nesse caso se não estou em erro.

    Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*