Vagas de emprego em Moçambique-Como conseguir Emprego, sem experiência?

A questão de ter emprego é uma grande prioridade nas nossas vidas. Todo mundo estuda desde “bebé” aceitando até passar por situação não confortáveis, para que um dia, venha a “cair” um emprego almejado.

Mas aí está.

O que vem escrito nos anúncios de vaga de emprego?

Precisa-se de um profissional para a área de xy com cinco (5) anos de experiência.

Aqui está o problema, como posso conseguir emprego, nesse caso o primeiro, numa área em que nunca trabalhei? Bem, eu sei que isto é muito difícil num mercado e país que valoriza cada vez mais a experiência.

Veja vagas de emprego neste site.

A maioria das empresas quer candidatos que possam evidenciar experiência nas actividades que irão desenvolver, e é exactamente isto que dificulta a vida de quem está lutando para conseguir o primeiro emprego. Em Moçambique não constitui novidade acompanhar que alguns empregadores, exigem candidatos com cinco (5) ou três (3) anos de experiência na área.

Como conseguir Emprego, sem experiência?

Uma pergunta que não quer calar. Parece injusto nem?

Sabe, de facto olhando do lado de quem não têm nenhuma experiência na área está tudo bem, mas muitos patrões (empregadores) temem contratar alguém que, mesmo qualificado, só pelo facto de não ter experiência, acham que este candidato poderá levar longos períodos para se adaptar e precisar de ser treinado ou capacitado.

Outro dilema no assunto é que sempre será difícil ter experiência, quando ninguém está disposto a contratar alguém sem ela.

 Bem, eu diria que existem caminhos alternativos, que vão incrementar as possibilidades.

Como conseguir Emprego, sem experiência? – Faça um Trabalho voluntário em ONG’s e organizações sem fins lucrativos

Nunca pensou em ser voluntário? Chegou a hora, participe em Organizações não Governamentais ou em outras sem fins lucrativos da sua zona. Estas organizações necessitam de vários tipos de ajuda, particularmente na área em que você precisa de ter experiência e você pode sair a ganhar com essa participação. Como? Podem facultar experiência exactamente na sua área e para além de ajudar as suas acções ficarão estampadas no curriculum vitae.

Como conseguir Emprego, sem experiência? – Procure ter Certificados

Vamos compreender bem isto, ter certificados não significa ou comprovar ter experiência ou até mesmo legitimar competência, mas é um diferencial tê-lo em relação ao seus colegas que estarão a concorrer para mesma área sem certificado.

Com a certificação o empregador desconfiado já terá umas dúvidas esclarecidas com ela.

Como conseguir Emprego, sem experiência? – Faça um trabalho independente

Já ouviu falar de Freelance? É um trabalhador independente, que do princípio não é efectivo de nenhuma empresa, apenas só é solicitado ou contratado para realizar serviços a diferentes empresas. As actividades que farás também constarão do ser curriculum vitae. Há segmentos em que vale a pena se operar como freelance, estou a falar de publicidades, informática, design gráfico entre outros.

Como conseguir Emprego, sem experiência? – Saia do anonimato

 Precisas sair com urgência do anonimato. Onde existem discussões? Então vá para lá, vai colocar também suas ideias, existem um trabalho voluntário ou comunitário, idem, encontre-se com grupos de trabalho. Essas suas andanças vão te ajudar muito na hora de apreciar seu curriculum vitae. Sei que vai doer um pouco para você que quer uma saída imediata para a sua situação, mas se quer aumentar o seu curriculum vitae, vá com calma. Prefere trabalhar como empreendedor?

Conheça as 19 ideias de negócios mais lucrativos em Moçambique.

Como conseguir Emprego, sem experiência? – Desenvolva seu Curriculum Vitae

Sempre que estiver à procura de uma nova oportunidade de emprego em Moçambique ou qualquer lugar que seja, seja por querer mudar de carreira ou por estar desempregado, o importante é manter uma atitude positiva.

Assim, para não se limitar apenas em fazer uma nova impressão do seu curriculum vitae e a enviar candidaturas, considere apreciar as dicas que tenho para si, e quem sabe tornar-se um candidato mais atractivo.

Como fazer um curriculum vitae – Aprimore uma nova língua

Mesmo que sejam apenas as palavras básicas, ter conhecimento de uma outra língua pode ser uma grande vantagem em muitos empregos.

Imagine diante de um cliente estrangeiro, lhe cumprimentar na sua língua materna pode deixar uma magnífica impressão.

Para falar de forma fluída levará seu tempo, mas estar a aprender já constituiu um bom passo.

Como fazer um curriculum vitae – Aprenda uma nova coisa

Quer aprender algo de novo e não sabe onde fazer? Relaxa, a internet já dispõe de formas mais fáceis de aprender coisas novas e está repleto de formações online. Não se preocupe que muitas delas são grátis e em horários que se adequam a si.

Ter conhecimentos gerais, particularmente competências tecnológicas e com capacidade de comunicação, vai convencer os empregadores a apostar em si.

Por esta razão aprenda a Criar websites e blogs para alavancar seu currículo. Ter este conhecimento no seu curriculum vitae já passa a ser mesmo um enorme diferencial.

Como fazer um curriculum vitae – Transforme um passatempo num negócio

O que sabe fazer? gosta de cozinhar? O que você gosta exactamente? Pense nos seus divertimentos preferidos e decida como os pode transformar em algo sustentável. Aí irá desenvolver competências empreendedoras e assim o futuro empregador não terá duvidas.

Como fazer um curriculum vitae – Escrever de forma gratuita

Escrever é uma das melhores estratégias para se promover e manter presença, particularmente online. Comece por criar um blog, e escreva uma actividade de forma gratuita. Muitos peritos em carreiras sugerem que deve escrever sobre temas do seu interesse ou sobre temas do seu ramo profissional.

Como fazer um curriculum vitae – Faça Networking

Torne-se um perito em Networking. Não só para passar o tempo mas para adquirir diversos contactos profissionais de níveis hierárquicos e áreas distintas e criar relações que sejam relevantes para a sua profissão.

Networking trata-se de troca de experiências e conhecimentos com o intuito de produzir oportunidades e criar laços entre as pessoas.

Como fazer um curriculum vitae – Explore novos horizontes

Ande na “cola” de profissionais de áreas não relacionadas com o seu ramo profissional. Para além de ser uma notável oportunidade para conhecer melhor outras áreas, é uma formidável forma de aprender novas competências e receber conselhos de outros profissionais, que lhes serão úteis na sua caminhada.

Espero ter ajudado. Quaisquer opiniões, deixe nos comentários.

(Visited 86 times, 1 visits today)

Author: Moz Recrutamento

3 thoughts on “Vagas de emprego em Moçambique-Como conseguir Emprego, sem experiência?

  1. Interresante. Em caso de uma pessoa possuir dominio em varios softwares sem que esta tenha frequentado numa instituição, como é que o empregador vai reconhecer a sua habilidade?

    1. Oi Elcídio Abreu, espero que esteja bem. O grande desafio nesse caso, está com a pessoa. Precisa de sair da zona de conforto e mostrar a cara.
      Como dica sendo conhecedor de software, a pessoa pode investigar os problemas enfrentados pelo empregador alvo e mostrar a solução baseado no que ela sabe, podendo ser através de uma carta de apresentação de quem é e a novidade que traz ao empregador.
      Sucessos, estamos juntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *